O amor é difícil de definir. Por sermos tão complexos e cheios de contradições, confundimos nossos sentimentos, anseios, impulsos e nossas necessidades.
Para começar, existem vários tipos de amor: o amor romântico, o fraternal (de irmãos e amigos), o instintivo e o amor de doação, que é o amor de DEUS. Mas, se quisermos definir o amor, precisamos encontrar algo que reúna na mesma declaração.
A essência do amor é procurar o bem e a felicidade do outro em primeiro lugar. É a valorização, a apreciação e admiração do outro como um bem em si. A apreciação torra o outro querido, desejado, procurado. O amor gera o desejo pelo amado. O patriarca Jacó amou tanto a Raquel que trabalhou quatorze anos para tê-la como esposa (Gênesis 29.16-28). Muito de nós ainda não vivermos tanto tempo assim.
Não considero o desejo um mal em si. A carência, o anseio pela proximidade, a fascinação pelo outro fazem parte de nós. São coisas boas do amor. De certa forma, a sua e a minha identidade se completam nas pessoas que amamos. Elas sempre carregam um pouco de vocês nelas, e você possui sempre um pouco delas em você.
Sendo os diferentes amores iguais em sua essência, são as relações que mudam. Amo meus filhos de maneira diferente da que amo minha esposa. Amo ainda de outra forma meus amigos. Aliás, a raiz da palavra "amizade" é amor. Se você diz que tem um amigo, está dizendo que ama essa pessoa.
A razão de muitos fracassos em relacionamentos (fraternos, conjugais, familiares ou de outra espécie) é que, uma vez suprida a necessidade relacional, as pessoas deixam de alimentar o amor por meio de posturas apropriadas, de estruturas saudáveis de pensamento, do cultivo da paixão pela gratidão, pelo elogio e pela apreciação. O amor pode morrer, mas, quando morre, morre de inanição. Bem alimentado, ele vive para sempre.
O contraponto é o amor construído e mantido intencionalmente. Depois que a necessidade for suprida e não houver mais carências, e o outro deverá permanecer precioso e continuar a ser tratado como tal.
SÓ AMA QUEM VALORIZA, HONRA, RESPEITA E ESTIMA.

"Texto retirado da Agenda 2017 da Luz e Vida"

Fiquem com Deus e até o próximo post.
-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-
Redes Sociais
Me siga:
 SnapChat: @cbeatrizffp

Deixe um comentário