Estou realizando uma maratona sobre dúvidas do assunto: OUTUBRO ROSA.
Realmente isso é MUITO IMPORTANTE, e eu espero de alguma forma, ajudar alguém. Veja outros post's sobre o assunto AQUI.
     Então, como realizar o diagnóstico do Câncer de Mama? 
 Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou com agulhas. Desta forma consegue-se retirar pedaços do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é ou não um câncer.
 Quais são os exames necessários para realizar o diagnóstico? 
Além da mamografia, outros exames serão solicitados caso o médico ache necessários - como no caso do ultra-som e da ressonância. Estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença. Uma vez com o câncer, serão necessários exames para estadiamento, ou seja, ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultra-som de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.
     Existem muitos mitos como, por exemplo, dizer que o desodorante causa câncer ou que o sutiã faz mal para as mamas, que existem remédios milagrosos ou rituais que causam a cura.
     Bom! Espero que gostem do post!

Deixe um comentário