Oi! Vamos tirar umas dúvidas sobre esse tema? Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama. A ideia começou nos Estados Unidos e tem como objetivo organizar ações pela prevenção do câncer de mama e conscientização do diagnóstico precoce. Infelizmente este tipo de câncer é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Esse mês, tanto o Instagram Pessoal quanto o Instagram do Blog serão rosadinhas, em homenagem ao tema! 
        É por isso, que sempre devemos realizar exames! Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou com agulhas. Desta forma consegue-se retirar pedaços do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é ou não um câncer. 

      Quais são os exames necessários para realizar o diagnóstico? Além da mamografia, outros exames serão solicitados caso o médico ache necessários - como no caso do ultra-som e da ressonância. Estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença. Uma vez com o câncer, serão necessários exames para estadiamento, ou seja, ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultra-som de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico. 

     Ao longo do mês, iremos falar mais detalhes sobre esse assunto, pois criei um marcador para falar bastante sobre esse assunto! ♥

Deixe um comentário