Oi Gente! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje quero iniciar um quadro aqui no blog, apenas sobre maquiagem, passo a passo. Toda terça-feira iremos falar sobre um assunto! E Hoje, começaremos com os tipos de pele e seus cuidados necessários. 



 Cuidar da pele é indispensável para o sucesso de qualquer make. De nada adianta comprar os melhores produtos e aprender passo a passo todos os truques dos grandes profissionais, se você não mantiver uma rotina de cuidados básicos.  Por isso, antes de qualquer pincelada:

Identifique o seu tipo de pele e siga à risca a velha receita: limpar, tonificar e hidratar;
Use produtos adequados ao seu tipo de pele; o que fica ótimo na vizinha, pode se tornar um desastre em você;
• Jamais durma com maquiagem; se você é do tipo preguiçosa, deixe lenços removedores sobre o travesseiro.
• Use filtro solar diariamente e não deixe de consultar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano.

TIPOS DE PELE 

* PELE OLEOSA - Brilho excessivo, poros obstruídos e tendência à acne são as principais características desse tipo de pele. Mantenha distância de produtos à base de óleo e dê preferências ás formulações em gel.

* PELE MISTA - É a famosa pele oleosa na região T - testa, nariz e queixo - e seca nas outras áreas. Os cuidados aqui se resumem ao equilíbrio: é preciso evitar produtos muito cremosos ou oleosos para não comprometer a zona T, mas, ao mesmo tempo, não se pode esquecer de hidratar as aéreas secas.

* PELE NORMAL - Nem oleosa, nem seca, tem textura uniforme. Isso não significa qe os cuidados possam ser dispensados. O Sol, a poluição e o uso inadequado de cosméticos também podem danificar esse tipo de pele. Por isso, não abra mão do ritual de limpeza, tonificação e hidratação diário. Aparentemente, a maquiagem dura mais nesse tipo de pele, mas não deixe de removê-la antes de dormir.

* PELE SENSÍVEL - Fina e frágil, esse tipo de pele tem mais tendência à irritabilidade e à formação de rugas. Nem sempre é possível detectar com precisão essas características. Por isso, se você desconfia de que possa ter esse tipo de pele, consulte um dermatologista antes de investir em produtos específicos.

* PELE SECA - Fina e sem brilho, está mais sujeita ás rugas e descama com facilidade. Fique longe dos produtos oil free e abuse do hidratante. Dispense tônicos com álcool, que ressecam ainda mais a pele. PAra a maquiagem hidrate bem a pele antes de começar qualquer make, por mas básico que o produto seja.




COMO CUIDAR DA SUA PELE? 

Estabeleça uma rotina. Cuidar da pele é como escovar os dentes. Você não deve sair de casa sem fazer isso. Adquira os produtos adequados ao seu tipo de pele. Não é necessário gastar uma fortuna em cremes, sabonetes ou tônicos, mas lembre-se da máxima "O barato sai caro!". Pesquise e leia sempre os rótulos. Existem ótimos produtos á venda no mercado, mas também é possível manipular fórmulas específicas para cada caso.  Não se deixe seduzir pela embalagem ou pelo resultado que sua amiga obteve com determinado cosmético. O que foi ótimo para ela, pode ser péssimo para você!

CUIDADOS BÁSICOS!

  Limpar, tonificar, hidratar e esfoliar! Com esses quatros passos fundamentais, você irá evitar diversos problemas! Porque limpar!? Limpar é fundamental: remove células mortas, os resíduos de maquiagem e as marcas da poluição. Por isso, é importante limpar a pele de manhã e à noite. Como complemento da limpeza, o tônico vai mais fundo, exterminando o restante das impurezas; Se você tiver uma pele oleosa, pode optar por um tônico adstringente, que ajuda a desobstruir os poros. Para fechar com chave de ouro, aplique o hidratante indicado para o seu tipo de pele. Faça movimentos suaves e repetitivos. Na testa, parta do centro em direção ás sobrancelhas; no restante do rosto, faça movimentos ascendentes, de dentro de fora. A manobra facilita a absorção do hidratante e ainda ajuda a drenar toxinas. essa dica vale para a aplicação de qualquer creme. Uma vz por semana, aplique um esfoliante adequado ao seu tipo de pele, fazendo movimentos circulares. Não é preciso usar força; as partículas do produto dão conta do recado. Se tiver pele mista ou oleosa, capriche na região T; para peles secas, opte por um escoliante suave.


 Descobriu seu tipo de pele?! Comece hoje mesmo a cuidar dela, como ela merece! Até a próxima! (:





Um Comentário

  1. Adorei! Eu tenho uma pele extremamente oleosa, então estou sempre procurando saber mais sobre como posso cuidar da minha pele. Uma das coisas que preciso é uma loção adstringente. Testei uma, mas deixou minha pele meio esquisita e acabei suspendendo =/

    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir